É possível saber se a nossa íris está ou não saudável, mas para isso, será preciso você se consultar com um oftalmologista. Apenas o seu médico de confiança poderá realizar os seguintes testes. Mas, o que o médico observa?
Observação pupilar: o médico avalia a íris e a pupila como um todo, direcionando uma luz diretamente no olho, em ambiente escuro. Avalia a forma e a reação à luz da íris e pupila.
Teste de reflexo de luz: Avalia a resposta da íris em diferentes condições de iluminação. O teste pede para usar um dos olhos para focalizar um objeto, enquanto no outro é direcionado um feixe de luz.
Teste do reflexo próximo: Avalia a acomodação da íris e capacidade de mudança de foco dos objetos. Em uma sala pouco iluminada, o médico pede para o paciente focalizar um objeto distante, enquanto ele aproxima outro objeto para mais próximo.
Teste de lanterna oscilante: Avalia se as duas íris conseguem trabalhar juntas, se contraindo ao mesmo tempo. Isso é feito direcionando luz para cada olho e vendo a resposta de cada um (se contraem juntos ou não).
Informações do site Lenscope