É muito interessante recuperar a rica documentação que envolve os primeiros grandes editores de livros na Europa, os quais vendiam livros e conjuntamente ofereciam óculos para leitura. As famílias de editores Usque, de Ferrara, Sonsino, de Ancora, e Bomberg, de Veneza, encomendavam os óculos para seus clientes que consumiam livros e formavam bibliotecas particulares.
Um marco do período oram seu dúvida os estudos de Francesco Maurolico, nascido em 1494 na cidade de Messina, de pais gregos. Maurolico, ou Maurolycus, escreveu e divulgou a obra Photismi de lumine, um lindo tratado sobre a projeção de sombras, a anatomia do olho humano e principalmente as várias espécies de óculos disponíveis e sua respectivas funções.
O Renascimento assinala o florescimento de um longo processo anterior de produção, circulação e acumulação de recursos econômicos, desencadeado, a partir da segunda metade da época medieval. Surgem assim as sociedades de mercadores, organizadas com base em princípios como a liberdade de iniciativa e a busca do lucro.